12/02/2022 | Nota de Pesar | Mestre Cacau do Pandeiro.

É com pesar que a Escola de Música da UFBA recebe a notícia do falecimento de Carlos Lázaro da Cruz, conhecido como mestre Cacau do Pandeiro, na noite de ontem (11/02).

 

Instrumentista de grande talento, mestre Cacau nos deixou na noite de seu aniversário, aos 93 anos de idade. Ao longo de seus 85 anos de carreira, o sambista dividiu o palco com artistas como Elza Soares, Dona Ivone Lara e Jamelão e contribuiu com a carreira de diversos músicos, como Carlinhos Brown e Tonho Matéria, que se referiam a ele como Mestre.

 

Em atividade desde a década de 1940, quando fundou a Orquestra Yemanjá e participou pelas primeiras vezes no grupo de choro Os Ingênuos, pioneiro na Bahia, Mestre Cacau do Pandeiro acumulava inúmeras apresentações. No Carnaval, participou de blocos como Barão e Internacionais, além de shows em bailes nos clubes Português, Associação Atlética da Bahia, Palmeiras da Barra, Bahiano de Tênis e Fantoches da Bahia, entre outros.

 

Às filhas, aos amigos e familiares de Mestre Cacau, direcionamos os sentimentos de toda a comunidade da EMUS, com a certeza de que Mestre Cacau, com seu talento e criatividade, permanecerá para sempre na memória da música baiana.