20/12/2021 | Nota de Pesar | Régis Duprat

É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento do historiador e musicólogo Régis Duprat, em São Paulo, aos 91 anos. 
 
Um dos mais importantes nomes da musicologia brasileira, Duprat foi professor em diversas universidades brasileiras, entre as quais destaca-se a  sua participação na criação do departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB). 
 
Cofundador da Orquestra de Câmara de São Paulo e da Orquestra Angelicum do Brasil, bem como da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música – Anppom, Duprat foi também um dos signatários do “Manifesto Música Nova”, defendendo o “compromisso total com o mundo contemporâneo”. Ao mesmo tempo em que apadrinhava a inovação, o violista também foi um dos grandes responsáveis pelo estudo e resgate de obras do período colonial, em especial as composições de André da Silva Gomes.
 
A contribuição de Régis Duprat para a musicologia e para formação de novos músicos e pesquisadores é imensurável e por isso, em especial no dia de hoje, agradecemos-lhe. Aos amigos próximos, familiares e colegas, deixamos os sentimentos de toda a nossa comunidade, na esperança que possam ter seus corações apaziguados neste momento de luto, e na certeza de que Duprat continuará vivo em nossa memória e, sobretudo, em nossa música.