Escola de Música da UFBA recebe violonista ítalo-americana Marisa Sardo para série de eventos

Os entusiastas do violão clássico já podem celebrar a chegada do mês de junho: nos dias 06 e 07, a violonista ítalo-americana Marisa Sardo é a convidada da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS / UFBA) para dois eventos inéditos na capital baiana.

Na terça-feira (06), Marisa se apresenta no Museu de Arte da Bahia (MAB), às 19h, como parte da série EMUS no MAB, uma parceria entre as duas instituições que objetiva preencher com música as instalações do Museu. No programa da apresentação, que é gratuita e aberta ao público, estão composições de Fernando Sor, Emilia Giuliani, Leo Brouwer, Villa-Lobos, Anton von Sehrwald e Johann Kasper Mertz.

Já na quarta-feira (07), das 09h às 12h, Sardo ministra um Workshop de Violão clássico, que acontece no Goethe-Instute Salvador-Bahia, também em uma parceria entre a instituição e a Escola de Música da UFBA.

Nascida em Chicago (Estados Unidos da América) e filha de pais italianos, Marisa Sardo é uma instrumentista ativa tanto na comunidade internacional. Com um extenso histórico de premiações desde o início de sua vida como violonista, Sardo começou a tocar aos quatro anos de idade e desde então tem estudado em instituições como o New England Conservatory, onde obteve a sua pós-graduação em performance e na Jacobs School of Music at Indiana University, onde concluiu o mestrado em 2022. Em 2018, a violonista passou pela Civica Scuola di Musica, em Milão, e também pela Accademia Chigiana, em Siena, onde foi a pessoa mais jovem daquele ano a receber o Diploma de mérito.

Além das premiações em diversos concursos e de performar como convidada em festivais pelos Estados Unidos e pela Europa, Sardo dedica-se também ao ensino. Ela é instrutora de violão clássico e de teoria musical na Arpeggiato Music School e ocupou o cargo de Instrutora Associada de violão clássico na Universidade de Indiana de 2020 a 2022.

Marisa Sardo em Salvador

Recital
06/06 (terça), às 19h
Museu de Arte da Bahia - Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória