Nilton Avezedo Quarteto homenageia a música instrumental brasileira

A sexta apresentação da Temporada 2022 acontece na próxima terça, dia 11 de outubro

O grupo de música instrumental “Nilton Azevedo Quarteto” se apresenta na Série Lunar, no dia 11 de outubro, às 19 horas, no auditório da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Fruto de parceria entre a Associação e a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Emus/Ufba), o evento gratuito está em sua sexta noite, na temporada 2022.

O premiado Nilton Azevedo nasceu em Salvador e foi criado no Recôncavo, na cidade de Cachoeira (BA) desde os três anos. Aos 12 anos, aprendeu música na filarmônica Lyra Ceciliana. Aprendeu percussão, flauta doce, flauta transversal e se descobriu multi-instrumentista e compositor. É graduado em flauta transversal, integra o cenário musical da cidade, tocando com orquestras, grupos e artistas da cena local. Há dois anos, se uniu a três amigos para seu projeto solo. Agora, ele se prepara para gravar seu primeiro álbum autoral. Além de Nilton (flauta/saxofone), o Quarteto conta com os músicos Uirá Nogueira (bateria), Jefinho Dias (Acordeon) e Bruno Marques (contrabaixo).

“O quarteto surge a partir da vontade consistente de expressar nossa música brasileira em seus clássicos, mas também músicas autorais”, destaca Nilton Azevedo. Ele explica que o Quarteto tem como característica marcante o repertório voltado para a música brasileira instrumental, com uma formação peculiar, executando músicas autorais e de grandes artistas como Hermeto Pascoa, Sivuca, Gilberto Gil e Luiz Gonzaga entre outros.

Responsável pela produção musical do grupo, Uirá Nogueira explica que o programa escolhido trará composições que contemplam a diversidade de ritmos existentes no Brasil. “É um repertório basicamente autoral, com composições do grande músico multi-instrumentista que é Nilton Azevedo”, elogia o professor. De acordo com ele, a banda tocará frevo, baião, xote e samba, misturados a “lindas melodias executadas na flauta e no saxofone recheadas com muita improvisação”. E claro, contemplando clássicos da Música Popular Brasileira.

Confira as próximas datas:

09/11 - Orquestra de Violões da UFBA

07/12 - Concerto de Natal

Série Lunar - Temporada 2022

Nilton Azevedo Quarteto

Quando: 11 de outubro, às 19h

Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar, Auditório Samuel Celestino