Beatriz Alessio
E-mail:
Beatriz Alessio é uma pianista de intensa atividade concertística e pedagógica. Professora da UFBA e colaboradora em várias instituições de ensino da América Latina, nos últimos tempos tem se apresentado em salas do Brasil, Uruguay, Argentina, Chile, Peru e Itália. Como solista, atuou junto a importantes orquestras, como a Orquesta de Câmara da Universidade de São Paulo, Sinfônica de Santos, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica da Bahia, Orquestra da Universidad Nacional de San Juan, Orquestra Sinfônica da UFBA e Orquestra Acadêmica de São Paulo, sob a batuta de maestros como Isaac Karabichevsky, Carlos Prazeres, Boyko Stoianov, Alexey Izmirliev, George Olivier Toni, Gil Jardim, Luis Gustavo Petri, José Maurício Brandão, entre outros.
Em 2014 criou junto com seus colegas da UFBA o Quarteto Metamorfosis. O grupo desenvolve uma importante atividade de divulgação do repertório universal para essa formação, como também de obras de autores locais. Com o Metamorfosis já realizou 4 turnês na América Latina e este ano realize sua segunda turnê européia.
Seu repertório pianístico inclui obras de todos os períodos, desde o barroco até nossos dias, e é notável seu trabalho na divulgação da música contemporânea brasileira. Estudou profundamente a obra de Gilberto Mendes em vários anos de pesquisa sob a orientação direta do compositor, tornando-se a principal especialista sobre o tema no país. Esse trabalho resultou em numerosos recitais e gravações, entre elas a primeira gravação mundial dos Estudos para piano de Mendes para o selo italiano CUT Records em 2014. O compositor dedicou-lhe sua última obra antes de falecer em 2016, a instigante “Em Mares Bravios”
Natural de Santos, SP, Beatriz Alessio estudou com Marilena Rossi, José Eduardo Martins e Beatriz Balzi, graduando-se e obtendo título de Mestre em Piano pela USP. Por três anos aperfeiçoou-se na Universidad Nacional de San Juan, Argentina, na classe do destacado professor, pianista e compositor Miguel Angel Scebba. Agraciada com as Bolsas CAPES e FAPERJ concluiu seu Doutorado en Práticas Interpretativas em 2014 na Universidad Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob a orientação de Lucia Barrenechea e Eduardo Monteiro.