Licenciatura (EaD)

Apresentação do Curso Licenciatura em Música EAD da Escola de Música da UFBA

 
O curso Licenciatura em Música EAD da UFBA integra a Universidade Aberta do Brasil, seguindo as determinações do Edital CAPES 09/2022. Dirige-se à formação inicial e continuada de professores de Música. A adesão das Universidades Públicas Brasileiras à UAB é opcional, realizada por intermédio de Editais específicos, com ofertas de edição única eventualmente reeditadas. Entre 2008 e 2012, a UFBA foi parceira da UFRGS, no PROLICENMUS, curso de abrangência nacional mediado pela internet e pioneiro nesta modalidade de ensino. Na década que se seguiu, entre 2012 e 2022, as ideias e os produtos daquela primeira experiência foram estudados, atualizados e otimizados, por intermédio de dissertações e teses, junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS/UFBA). O Curso representa, então, a culminância e o esforço mais recentes de todas essas experiências. Oferta-se, aqui, o resultado da dedicação de muitas pessoas e histórias, em favor da formação musical de nosso povo, especialmente, nas escolas de Educação Básica. 
 
As aulas e todo o funcionamento do curso ocorrem, basicamente, por intermédio da internet; contudo, há polos presenciais, nos quais tutores acompanham e apoiam cada licenciando. Esses tutores, por sua vez, são orientados por professores selecionados por meio de editais internos e externos à UFBA. Todo o grupo de profissionais recebe capacitação inicial e continuada por parte da SEAD da UFBA e da Coordenação do Curso. Importante é compreender, que o contato com o corpo docente e o pessoal administrativo é feito, única e exclusivamente, por intermédio dos Tutores de Polo. Por isso, deve-se considerar tais polos não como imposições, mas como privilégios. Impositivo e inegociável é a presença nos Seminários Integradores Presenciais (SIP). Esses encontros obrigatórios acontecem uma vez por semestre, ao longo de uma semana. Com exceção dos Tutores de Polo, que devem residir na cidade do Polo, todos os demais participantes podem estar em quaisquer outras cidades brasileiras, desde que, durante os SIPs, se desloquem e compareçam a seus respectivos polos, escolhidos já no Processo Seletivo. 
 
O objetivo deste projeto é, então, formar um professor de Música vocacionado e capaz de contribuir com a construção de uma escola e uma sociedade transformadoras, autônomas, autênticas, integradoras, desafiadoras e contextualizadas. Para tanto, sua fundamentação teórica assenta-se sobre pesquisas referentes à Proposta Musicopedagógica CDG, cuja concretização mais evidente se dá em sua Matriz Curricular, que prevê 3.410 horas de formação, agrupadas sob três Eixos: Pedagógico, Tecnológico e Musical. Cada um desses Eixos, que acontece ao longo de todo o curso, contém disciplinas específicas, que são desenvolvidas com base em quinze Unidades de Estudo (UE), dispostas num Ambiente Virtual de Aprendizagem próprio (AVA). Cada uma dessas Disciplinas e cada um desses Eixos está integrado aos demais de modo horizontal (por semana e por semestre) e vertical (ao longo de todos os semestres). E a organização da condução geral do estudo é feita por intermédio de Projetos Individuais Progressivos (PIP), transversalmente e em disciplina própria.
 
Você que deseja fazer este Curso pode conferir o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que descreve em detalhes toda a sua concepção, sistema de avaliação e de condução, assim como o elenco de disciplinas ofertadas na Matriz Curricular abaixo. 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

Ficha de Identificação do curso

Ato Autorizativo do Curso: Aprovado pela Conselho Acadêmico de Ensino em 30/03/2022, Processo no 23066.015239/2021-58. Parecer CAE - No 033/2022. 

Ano de Início do Funcionamento do Curso: 2022
Ato legal de renovação de reconhecimento: 
Modalidade de Curso: Licenciatura
Modalidade Educacional de Curso: Educação à distância, mediada pela internet.
Grau Acadêmico: Graduação - Licenciatura
Titulação Conferida: Licenciado(a) em Música

Carga Horária Total do Curso:  3.410 horas
Duração Do Curso: Mínima 8 semestres; Máxima: 8 semestres    
Regime Acadêmico:
Semestral, em edição única
Turno De Oferta: Integral
Número De Vagas Oferecidas:  210 vagas, turma única, novo ingresso em quatro anos em novo edital.

 

 

Coordenador 

Obadias Cunha
E-mail    |   Lattes