Egressos da Escola de Música da UFBA conquistam importantes posições docentes pelo País

Dois ex-alunos da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA) conquistaram, recentemente, importantes posições docentes em Universidades Federais pelo Brasil. O êxito de Helder Passinho e de Thadeu J. Silva Filho, ao sagrarem-se aprovados em primeiro lugar em concursos públicos, aparece como mais uma reafirmação da excelência da EMUS como centro de formação e da sua importância na contribuição para a criação de um campo de estudo da música cada vez mais rico e diverso.

Trompetistas, tanto Helder quanto Thadeu foram alunos do Prof. Dr. Heinz Karl Schwebel, que, além de professor e músico da Orquestra Sinfônica da UFBA, atua também como Coordenador Acadêmico-Artístico da EMUS. “Nada nos alegra mais que testemunhar o êxito de nossos alunos.” Afirma o Prof. Schwebel “É o prêmio à sua dedicação enquanto estudantes, e a confirmação da qualidade de sua formação”.

Com a aprovação nos concursos, Helder Passinho, egresso da Graduação e do Mestrado Profissional da EMUS, assume a cadeira de Trompete da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), enquanto Thadeu J. Silva Filho, egresso do Doutorado da EMUS, assume a mesma cadeira na Universidade de Brasília (UNB).

Helder e Thadeu se juntam a outros dois ex-alunos do Prof. Heinz Schwebel, Pedro Mota (UFMG) e Paulo Silva (UEMG) que, após concluírem, respectivamente, Doutorado e Mestrado na EMUS, foram aprovados em concursos federais e estaduais.

Para o diretor da Escola de Música da UFBA, o Prof. Dr. José Maurício Brandão, o número cada vez maior de profissionais formados na Graduação e na Pós-graduação da EMUS a assumir postos em Universidades e Institutos Federais é de extrema importância para a unidade. “Trata-se da reafirmação da vocação da EMUS como um centro de referência na formação de novos docentes e pesquisadores”, afirma. “É o resultado de quase 70 anos de investimento sistemático em um processo formativo consistente, alinhado com as demandas nacionais e com os horizontes necessários a todos os processos formativos em música no Brasil”.