Posto de pioneira é dividido com a Escola de Música da UFRJ, que também teve o curso de Doutorado Profissional em Música aprovado na mesma ocasião.
Satisfação: foi assim que o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia (PPGPROM/UFBA), parte da Escola de Música da UFBA (EMUS) classificou o anúncio, na noite desta quarta-feira (30), da aprovação do curso de Doutorado Profissional em Música.
A autorização do curso, até então inexistente no país, foi conferida na terça-feira (29) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC) que tem como missão a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Com a decisão da CAPES, conferida simultaneamente à Universidade Federal da Bahia e à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as duas instituições passam a ser as primeiras com capacidade de oferecer o Doutorado Profissional em Música em território nacional.
Diferenciando-se dos programas acadêmicos de pós-graduação stricto sensu pela sua forte relação com o mercado do trabalho, os programas de pós-graduação profissional se concentram em estudos e técnicas voltadas para a qualificação profissional, sendo ideal para estudantes que desejam aplicar seus conhecimentos em ambientes diversos da pesquisa acadêmica.
O novo curso de Doutorado Profissional em Música será parte do PPGPROM, responsável também pela criação do primeiro Mestrado Profissional em música do país. Completando doze anos desde a sua criação, o PPGPROM alcança, ao final de 2024, a marca de 200 mestres formados pela Instituição. “O Doutorado Profissional é uma conquista para a área da música no Brasil. Com sua criação, buscamos estimular o aperfeiçoamento profissional da área, bem como o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à área musical” afirma o prof. Dr. Lélio Alves, coordenador do programa. Ao lado do prof. Dr.Celso Benedito, vice-coordenador, Alves conduz uma equipe de 15 professores permanentes, 3 professores colaboradores e 2 professores visitantes.
A aprovação para o novo curso chega à Escola de Música da UFBA no ano em que esta celebra 70 anos de existência, e é mais uma prova do compromisso constante da EMUS com a qualidade do seu ensino. Eleita “Melhor Universidade de Música do País” em 2023 pelo Prêmio Profissionais da Música (PPM), a EMUS atende a uma comunidade de cerca de 1600 alunos, divididos entre os seus cinco cursos de graduação presencial e um de graduação à distância, dois programas de pós graduação e os mais de 20 cursos livres ofertados à população. “A criação deste novo curso é parte do investimento sistemático em um processo formativo consistente, alinhado com as demandas nacionais e com os horizontes necessários a todos os processos formativos em música no Brasil” afirma o diretor da instituição, prof. Dr. José Maurício Brandão. “Ao completar 70 anos, a EMUS conserva a maior de suas tradições: a de manter-se inovadora e pioneira”, completa.