Grupo de Violoncelos da UFBA realiza concerto em homenagem a vítima de COVID

Clara Mascarenhas completaria 23 anos no dia da apresentação
 
 
 
Especial. Essa é a melhor palavra para descrever o concerto do Grupo de Violoncelos da UFBA no dia 19 (sábado). A apresentação, que acontece às 15h no Museu de Arte da Bahia (MAB), reúne alunos de diferentes instâncias da Escola de Música da UFBA, bem como professores e músicos da Orquestra Sinfônica da UFBA, com o intuito de homenagear Clara Mascarenhas vitimada pela COVID em maio do ano passado.
 
Clara, que completaria 23 anos no dia da apresentação, foi violoncelista e membro do Grupo de Violoncelos da UFBA. Conhecida por sua gentileza e simpatia, Clara marcou presença com sua personalidade acolhedora. Para honrá-la, o conjunto realiza um concerto com peças de Manoel de Falla, Alfredo Moura, Astor Piazzolla, Julius Klengel, Gabriel Fauré e outros.
 
Grupo de Violoncelos da UFBA — Criado em 2013, o “Grupo de Violoncelos da UFBA” é um projeto de extensão da Escola de Música da UFBA idealizado e coordenado pela professora Suzana Kato. O projeto tem como objetivo principal promover o desenvolvimento do ensino do Violoncelo, tendo a prática camerística como elemento motivador. Ao mesmo tempo, busca divulgar o violoncelo em todo o seu potencial, a partir de composições específicas, arranjos e adaptações para essa formação. Esta atividade extensionista busca também propiciar a troca de experiências através da integração de violoncelistas das diversas esferas da Escola de Música da UFBA. A formação para este concerto consiste de: Caio Brito, Cândida Lobão, Claudio Luz do Val, Christian Knop, Faisal Hussein, Guilherme Venturato Custódio, Italo Rafael Nogueira, Luan Santa Clara, Leticia Rodrigues Ferreira, Pillar Gisele Rodrigues, Suzana Kato e Thomaz Rodrigues.
 
Série EMUS no MAB — A apresentação deste sábado é parte da série EMUS no MAB, criada em parceria entre as duas instituições, em que o museu de Arte da Bahia recebe diversas produções artísticas de professores, alunos e músicos vinculados à Escola de Música da UFBA, em uma retomada das atividades culturais presenciais realizadas pela EMUS. No mês de março, apresenta-se ainda o Grupo de Percussão da UFBA, no dia 23/03 (quarta), às 19h.
 
Em respeito aos protocolos sanitários vigentes, é necessário o uso constante de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação. O acesso do público às dependências do museu também está limitado à lotação determinada pelo espaço.
 
 
SERVIÇO
Série EMUS NO MAB
 
Grupo de Violoncelos da UFBA
19/03 (sábado), às 15h
 
Grupo de Percussão da UFBA 
23/03 (quarta), às 19h
 
Local: Museu de Arte da Bahia: Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória.