Uirá Nogueira
E-mail:
Baterista sensível, técnico e musical, Uirá Nogueira iniciou sua carreira profissionalmente aos 16 anos tocando em uma banda de ritmos baianos em Vitória da Conquista, Bahia. Começou a tocar bateria aos nove anos de idade. Nascido em uma família totalmente musical tendo como seu primeiro tutor o baterista Zeca Metal. Atuou como músico em sua cidade até os 18 anos tocando em festas populares e tocando MPB em bares e festas.
Em Belo Horizonte estudou com José Luiz, Limão, Jean Dolabella, Mário Castelo, Leo Pires entre outros atuando no cenário da música mineira por cinco anos. Iniciou sua carreira de professor e atuou em bandas de samba, rock in roll e pop rock por cinco anos.
Em Salvador, lecionou na Pracatum, estudou bateria com o professor Gum na UFBA e tocou bateria na sua primeira banda de salsa, Salsa Cebolinha, além de ter tocado percussão na banda do arrastão da Timbalada. Após seis meses em Salvador, de volta a terra natal, estudou violão clássico por um ano e no ano de 2002 ingressou na UFBA cursando Licenciatura em Música. Durante esse período atuou como baterista com o cantor Gerônimo e a Banda Monte Serra't, além da banda de salsa Sueñio Cubano.
Após ter formado em música se mudou para Londres onde fez sua especialização em bateria na Drumtech School. Por cinco anos atuou no cenário brasileiro e inglês com vários artistas de várias partes do mundo. Entre eles a Banda Saravah Soul, o cantor Carlos Lira, Marcus Vale, Geraldo Azevedo, e muitos músicos brasileiros e estrangeiros da mais alta qualidade. Se apresentou em renomadas casas de show como o Ronney Scott's, Jazz Café e Charley Wrigths. Se apresentou em Viena, Paris, Irlanda, País de Galles, Ilha de Chipre, Edimburgo, Oxford entre outras cidades inglesas. Neste período, estudou com professores renomados como Darren Faruggia, Ernesto Simpson, entre outros.
Após terminar sua pós-graduação em Administração, retornou ao Brasil para ensinar na UFBA. Atual professor de música do curso de Musica Popular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Uirá ministra a disciplina Instrumento Bateria, onde tem se dedicado ao ensino aprendizagem e na pesquisa dos ritmos brasileiros como o Samba, Baião, Frevo, Maracatu, Samba Reggae entre outros. Além de bateria, ele leciona as disciplinas Tópicos em Tecnologia Aplicada a Música e Música e Ritmo.
Atual coordenador do projeto de extensão Oficina de Bateria da EMUS, foi titulado Mestre em Educação Musical em 2015 com o tema “Interações nas Relações de Ensino e Aprendizagem da Bateria em Grupo” pela Universidade Federal da Bahia. Ao final do mandato de Coordenador do Curso de Música Popular, exercido por dois anos, foi eleito como vice coordenador. Ainda no ensino, mantem o Curso de Bateria Uirá Nogueira que completou quatro anos de existência, funcionando com aulas em grupo ou individuais.
Acompanhou durante nove anos o cantor e compositor Júlio Caldas, tocou durante cinco anos na Orquestra de Todos os Santos do maestro Zeca Freitas, além de ser um dos criadores, produtor e baterista do Quarteto Gamboa, grupo de música instrumental brasileira. Atualmente, como baterista, Uirá faz parte dos Skanibais Ska Orquestra, um projeto de uma orquestra de ska, que completa em 2020 sete anos.
Site: https://bit.ly/36VtQQ8