Composição inédita de Mario Ulloa homenageia o reitor João Carlos Salles

Texto: Ascom/UFBA

Com uma composição inédita e emocionante, o violonista Mario Ulloa, professor da Escola de Música da UFBA, homenageia o reitor João Carlos Salles, que conclui neste mês sua gestão de oito anos à frente da UFBA. Em "Notas sobre os céus de Cachoeira", Ulloa ornamenta uma criação de todo original com referências à sonoridade dos ijexás e, na introdução, ao Hino de Cachoeira, terra natal do homenageado. "Honrado com o carinho do amigo Mario Ulloa. Orgulhoso da qualidade da UFBA", afirma o reitor João Carlos Salles.

 
A primeira execução ao vivo da nova composição - que o público já pode conhecer através do canal da Escola de Música no youtube - será no dia 13 de agosto, a partir das 10h, na reabertura do Salão Nobre da Reitoria após cuidadoso restauro. A cerimônia marca também o encerramento da gestão João Carlos Salles e terá, além da apresentação de Ulloa, um conjunto de outras atrações - a programação completa será divulgada em breve.
 
Mario Ulloa descreve "Notas sobre os céus de Cachoeira" como uma peça em tom leve e de fácil assimilação. "Quis escrever essa peça como se fosse uma pequena canção popular, um pequeno hino". No processo de composição, Ulloa conta que conectou cada letra do alfabeto a cada uma das notas musicais da escala cromática e que, pinçando as iniciais do nome do reitor — J.C.S. — chegou às notas Ré, Fá sustenido e Lá, a partir das quais surgiram as melodias e a estrutura em três partes da peça.
 
Ulloa observa ainda que esse trio de notas forma o acorde Ré Maior, tonalidade da composição, que coincidentemente, segundo certas crenças da música ocidental, possui o poder e a eloquência de despertar sentimentos de alegria. "Apimentei esses sons com temperos rítmicos advindos de Ijexás da Bahia, de Danzones do Caribe (referência às origens do compositor, nascido na Costa Rica) e de certas sonoridades do violão" conta o compositor.
 
* Com informações da Escola de Música