Orquestra Sinfônica da UFBA recebe André Muniz como Maestro convidado nesta sexta-feira (27)
Concerto é marcado também pela presença do Duo Cesetti-Qi ao piano.
Bahia, Rio Grande do Norte, Amazônia, Canadá e China: a mistura improvável de tantos lugares diferentes é o que dá a tônica ao próximo concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA), que recebe como convidados o maestro André Muniz e o Duo Cesetti-Qi, formado pelos pianistas Durval Cesetti e Nan Qi, todos vinculados à Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN).
A apresentação, que acontece no dia 27/10 (sexta), às 19h, no Museu de Arte Sacra da UFBA, é gratuita e faz parte das comemorações desta Universidade pelo Dia do Servidor Público.
No programa da noite, regido pelo maestro convidado, estão obras de Caio Facó, de Camargo Guarnieri e de Alice Ho. Escrita especialmente para o Duo Cesetti-Qi, a obra principal da noite — Through the Forest of Songs, de Alice Ho — tem sua inspiração no meio-ambiente, apresentando um panorama musical em três movimentos que passeia por florestas no Canadá, na China e no Brasil. Nas palavras da compositora, o primeiro movimento evoca o mundo maravilhoso do inverno canadense, pintando com seus sons a profunda e vasta paisagem gelada de Elk Glen (situado na província de Manitoba), incluindo sugestões de sons do urso, do alce e da mariquita-do-canadá. Já o segundo movimento pinta uma floresta de bambus da província de Jiangsu, com uma imensa sensação de paz e contentamento, sugerindo gestos da pintura a pincel chinesa. Finalmente, no último movimento, a compositora utiliza um conjunto vibrante de cores orquestrais e de muita energia rítmica para representar a grandiosidade e a biodiversidade da Amazônia, fazendo também um apelo dramático em prol de sua proteção. Esta obra foi comissionada pelo Canada Council of the Arts.
Embora os três músicos que se juntam à OSUFBA sejam todos professores da Escola de Música da UFRN, suas formações se dão com diferentes trajetórias. Descrito como “um pianista de rara musicalidade” (La Presse, Montreal), o brasiliense Durval Cesetti realizou seu doutorado na McGill University e já apresentou-se em salas como Weill Recital Hall (Nova Iorque), National Centre for the Performing Arts (Pequim), Tianjin Concert Hall, Pollack Hall (Montreal), além de diferentes locais de destaque no cenário nacional.
Natural de Tianjin (China), a pianista Nan Qi, completou seu PhD pela University of Western Ontario, é mestre pela McGill University e graduada pelo Tianjin Conservatory of Music; além de apresentar-se como pianista e regente, é membra-fundadora da rede CReArC (Copenhagen Centre for Research in Artistic Citizenship) e exerce atualmente a função de Secretária Adjunta de Relações Internacionais da UFRN. Sua pesquisa tem sido publicada em importantes periódicos, como o Action, Criticism & Theory for Music Education Journal, Opus e Per Musi.
Já o maestro André Muniz, doutor pela Université de Montréal, é fundador da Filarmônica UFRN, orquestra de alunos com a qual apresentou-se em turnês pela Alemanha e Itália, tendo tocado para o Papa Francisco no Vaticano e recebido elogios da imprensa especializada por sua “regência clara” e “ênfase em poderosas passagens rítmicas” (Wohlklingnde Begegnung, Karslruhe), além de ter também realizado concertos na Sala São Paulo e no Festival de Campos do Jordão. Já trabalhou com inúmeros outros grupos, como a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, a Orquestra Sinfônica da Paraíba, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, a Orquestra de Câmara da Universidade de Montreal, a Orquestra do Estado de Mato Grosso e a Orquestra ULBRA, além de diversas orquestras chilenas.
O local escolhido para este concerto é o Museu de Arte Sacra da UFBA, localizado na Rua do Sodré, 28. Não é necessária a retirada prévia de ingressos, sendo o acesso liberado por ordem de chegada.
SERVIÇO
Concerto OSUFBA
27/10/2023 (sexta-feira)
às 19h
Museu de Arte Sacra da UFBA - Rua do Sodré, 28
Entrada gratuita