Um dos maiores músicos brasileiros, o renomado pianista se apresenta no dia 21 de agosto, com convidados especiais
Em suas obras, ele emprega vários gêneros musicais, sempre com uma impressionante riqueza rítmica e com seu inconfundível tempero jazzístico de harmonias ousadas, como reflexo do grande improvisador que é. O pianista Paulo Gondim levará o seu brilhantismo para a comemoração do aniversário de 94 anos da Associação Bahiana de Imprensa. O recital acontece no dia 21 de agosto, às 19h, no Auditório Samuel Celestino, no oitavo andar da ABI, na Praça da Sé.
A Série Lunar é um projeto independente, gratuito e aberto ao público, criado em 2019 pela ABI, em parceria com a Emus/UFBA – Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de promover cultura e educação, por meio de concertos musicais que são realizados mensalmente por artistas vinculados à Emus. Uma atração à parte é a vista noturna a partir do terraço da ABI, que retrata de forma singular as luzes da cidade, com destaque para o Centro Histórico da capital baiana.
Este ano, a ABI cogitou interromper a temporada por falta de verba para custear as despesas de cada apresentação. Mas a forte comoção do público — diante da possibilidade de pausar o projeto já consolidado — fez empresas e instituições comprometidas com cultura e educação manifestarem apoio que tem viabilizado a continuidade dos concertos.
O recital da próxima quarta-feira vai proporcionar ao público da Série Lunar um belo encontro familiar. O professor Paulo Gondim será acompanhado por seus filhos Teca Gondim, vice-diretora da Emus, e Luis Pita Gondim (flautista); e por seu genro Tota Portela, flautista e professor.
Sobre o pianista Paulo Gondim
Pianista, compositor, arranjador, improvisador, professor, cantor. Gondim nasceu em Fortaleza, Ceará. Estudou piano com as melhores professoras de Fortaleza. Sua mãe, Maria de Lourdes Gondim, grande pianista, compositora e poetisa, viu que o filho precisava seguir seus estudos em um centro urbano maior. E assim ele veio para a Bahia.
Gondim chegou aqui em 1957 para estudar nos famosos Seminários Livres de Música, hoje, Escola de Música da UFBA. Ganhou uma bolsa para estudar com pianista suíço Sebastien Benda. Se graduou em 1960 e seguiu estudando por mais dois anos no curso de especialização, com o também suíço Pierre Klose.
No início dos anos 60, Gondim lotou a Reitoria como solista da orquestra da UFBA, em um concerto antológico. Fez a estreia na Bahia da Rapsódia em Blue de Gershwin, e nessa mesma noite tocou também o Concerto no. 1 de Liszt. Ele também estreou aqui o concerto em Fá de Gershwin e o concerto de Aaron Kachaturian.
Atualmente, Paulo Gondim tem trabalhado cada vez mais em suas composições, e como resultado a publicação de vários álbuns e o CD autoral, Puro Prazer. Ele já tem pronto um álbum com novas composições e lançará em breve.
SERVIÇO
Série Lunar com Paulo Gondim – 94 anos da ABI
Data: 21 de agosto
Hora: 19h
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar da ABI – Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Salvador)