Um novo álbum de música de concerto chegou às plataformas de streaming nesta terça-feira: “Diálogos: música para dois trompetes” é fruto de um projeto de extensão conjunto entre o professor Dr. Heinz Karl Schwebel, da Escola de Música da UFBA e do Prof. Dr. Ayrton Benck da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Com uma coletânea para dois trompetes — com e sem acompanhamento de piano —, o álbum apresenta a primeira gravação brasileira de obras de Stravinsky, Turrin, Morales, Bozza, McKee, Arban e Horovitz, além dos brasileiros Gilson Santos, Capiba e Duda.
Vinculado ao projeto de pesquisa do prof. Heinz sobre a viabilidade do uso de Trompetes Alternativos, o álbum foi concebido como uma celebração dos 30 anos de amizade entre os dois professores, completos em 2017 — ano em que teve a sua produção iniciada, antes de ser interrompida e retomada em 2020.
“Embora a escolha do repertório estenda-se por três séculos” comenta Charlie Schlueter, aposentado como Trompete principal da Orquestra Sinfônica de Boston e uma das referências da dupla nestes 30 anos “esse é principalmente do século XX e inclui muitos compositores de diferentes países e estilos, aqui registrados em uma coleção pela primeira vez (...) É, para mim, um grande prazer e satisfação pensar que posso ter influenciado esse resultado, como mentor desses dois músicos notáveis.”
“Diálogos: música para dois trompetes” está disponível no Spotify: http://bit.ly/DialogosABHK