
Foto: Engels Miranda
Ana Albuquerque foi eleita Melhor Professora de Canto na categoria nacional.
Dois anos depois de ser eleita a Melhor Universidade de Música do país pelo Prêmio Profissionais da Música (PPM), a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/ UFBA) está novamente em festa. Desta vez, a EMUS celebra a professora Ana Paula Albuquerque, laureada pela edição 2025 do Prêmio como a Melhor Professora de Canto na categoria Nacional.
Indicada também em outras duas categorias - “Cantora – Nordeste” e “Cantora de Samba – Norte/Nordeste”, Ana Paula Albuquerque foi premiada na cerimônia do dia 26 de junho, em Brasília, em uma cerimônia que reuniu profissionais de destaque da cadeia produtiva da música no Brasil e no exterior.
Cantora, compositora, arranjadora e professora de canto com mais de 20 anos de carreira, Ana Paula é maranhense, mas abraçou a Bahia como lar desde sua adolescência. Mestre em Música, leciona na EMUS desde 2010 e vem desenvolvendo com seus alunos um trabalho de pesquisa musical e desenvolvimento vocal que é referência na formação de vários artistas baianos da nova geração como Luedji Luna, Illy, Filipe Lorenzo e Gab Ferreira.
“Receber esse reconhecimento como educadora vocal é muito significativo”, declarou a professora. “É um prêmio para todas as vozes com quem venho trabalhando há anos. A docência em canto popular, para mim, é uma prática de escuta, afeto, liberdade e afirmação identitária. É o reconhecimento do compromisso com a excelência no ensino que desenvolvemos na Escola de Música da UFBA”
O reconhecimento reiterado da Escola de Música pelo Prêmio Profissionais da Música — seja em sua totalidade ou por parte de um dos seus professores — evidencia a busca constante da EMUS em fomentar ensino de qualidade, pesquisa e extensão que dialoguem com as múltiplas linguagens da cultura musical, reforçando a visão coletiva que orienta a escola desde a sua criação, em 1954.